O Site

Escrever para Xerazade. Em síntese, é mais ou menos isto que vamos fazer ao longo de um ano.

O trabalho a que aqui nos propomos não é muito diferente daquele que temos feito até hoje – procurar, investigar histórias portuguesas e contá-las aos leitores. No entanto, nestas Mil e Uma Noites vamos escrever também para um novo destinatário: Xerazade, a princesa que, todas as noites, conta uma história ao Rei, adiando assim a sua morte. Isso mesmo exige de nós, jornalistas, maior versatilidade e uma atenção para aquilo que, não estando na sombra, poucas vezes se torna visível.

A realidade portuguesa desafia-nos a essa procura e Xerazade convoca-nos a descobrir as diferentes histórias que irão compor o seu guião.

As Mil e Uma Noites começam agora.

Os textos publicados neste site irão reproduzir diferentes dimensões da actualidade nacional ao longo de 12 meses. Mas não só. Alguns deles poderão servir de base para as histórias que Xerazade irá contar nestas Mil e Uma Noites, mas essas escolhas, assim como o filme, permanecerão invisíveis durante o período de produção.

As ilustrações publicadas no site são da autoria de Tiago Manuel e terão sempre como inspiração alguns dos artigos jornalísticos.

A responsabilidade editorial cabe à jornalista Maria José Oliveira, ao realizador Miguel Gomes e ao produtor Luís Urbano.

O projecto convida ainda todos os interessados a partilharem histórias que considerem relevantes através do e-mail jornalistas@osomeafuria.com.

Equipa

Maria José Oliveira

Nasceu em 1975 na Figueira da Foz. Trabalhou no PÚBLICO nas secções Local/Porto, Cultura e Política, de 1996 a 2012. É investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea e doutoranda em História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Rita Ferreira

Nasceu em 1975 em São Pedro do Sul. Iniciou a carreira no jornal A Capital. Passou pelas revistas Focus e Pais&Filhos. Desde 2003 que integra a redacção da TVI.

João de Almeida Dias

Nasceu em 1990, em Évora. Já escreveu para o jornal Público, Expresso e para a revista New Statesman.

Tiago Manuel

Nasceu em 1955 em Viana do Castelo. Fez a sua formação artística com os mestres Aníbal Alcino e Júlio Resende. A sua obra tem sido apresentada no país e no estrangeiro em instituições e galerias de referência. Foi premiado várias vezes.
Na qualidade de ilustrador publicou nos jornais Público, Expresso, Jornal de Letras, Letras & Letras, O Diário, nas revistas Colóquio/Letras da Fundação Calouste Gulbenkian, Ler-Círculo de Leitores e nas editoras Âmbar, ASA, Afrontamento, Media Vaca (Valência) e Bertrand, entre outras.